RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS NATIVAS

  • Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD

É um documento de orientação para a execução de estudos de planejamento de ações que são necessárias para a recuperação da vegetação nativa de áreas degradadas, a partir da apresentação do diagnóstico ambiental.

A equipe do Instituto Interagir desenvolverá as técnicas e os métodos que serão utilizados, conjecturando o cronograma de implementação e monitoramento das ações.
 

O PRAD deve ser apresentado para iniciativas de restauração, tais como:

 

  1. Áreas de Preservação Permanentes (APPs)

  2. Reserva Legal

  3. Áreas de Uso Restrito

  4. Demais áreas Alteradas e Degradadas (mineração, danos ambientais, etc.)

  5. Manejo de espécies nativas: natural ou plantada

  6. Recuperação de Ambientes Naturais Não Protegidos

  7. Arborização Urbana
     

  • Implantação de Restauração

A implantação de restauração de uma área degradada necessita de várias etapas que demandam estudo prévio, como por exemplo a condição ecológica da área. Para que seja realizada a restauração, nossa equipe examinará o estado do solo quanto a sua fertilidade e conservação, além de:

  1. Presença da vegetação nativa remanescente no perímetro

  2. Topografia

  3. Regime hídrico

  4. Largura do curso d’água

  5. Tipo de atividade antrópica no entorno da área
     

  • Monitoramento de áreas em processo de restauração

O monitoramento de áreas em processo de restauração, consiste na utilização de indicadores ambientais nas áreas que estão passando por uma restauração. Realizamos o monitoramento com o objetivo de avaliar e identificar os estágios de desenvolvimento das comunidades ecológicas, através de metodologias técnicas aplicadas por nossa equipe altamente capacitada para acompanhar os resultados dos plantios e identificando eventuais problemas, onde serão aplicadas as correções quando necessárias.

Implantação de sistemas agroflorestais


A implantação de sistemas agroflorestais é uma das alternativas à prática da derrubada e queima de vegetação, que é uma prática comum utilizada por pequenos produtores na agricultura.

Realizamos projetos de implantação desse sistema com o objetivo diminuir os impactos ambientais e preservando a qualidade do solo, utilizando práticas sustentáveis para aumentar a qualidade da produção e também a qualidade de vida.
 

  • Proteção e Recuperação de Nascentes

A proteção e recuperação de nascentes é uma forma de prevenção contra a escassez hídrica. Nossa equipe é altamente capacitada para realizar o diagnóstico hidroambiental de uso e ocupação do solo das nascentes, identificando as ações necessárias para a sua preservação. 

Possuímos experiência em práticas de conservação aplicando metodologias técnicas e cientificas, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade da agua das nascentes degradas, evitando assim a escassez hídrica.

 

  • Silvicultura de nativas

O nosso país é rico em recursos naturais, com uma extensa área de floresta. Porém, também é o país que mais desmata no mundo. Com o objetivo de reduzir o desmatamento desenfreado em busca de madeiras nobres, o incentivo à silvicultura de nativas é uma alternativa para diminuir o corte ilegal de árvores nativas.

Possuímos então uma consultoria para auxiliar em planejamentos, que remetem ao plantio de nativas de forma que não prejudique os biomas e que seja dentro da legalidade, ajudando na conservação e preservação de florestas nativas.

  • Viveiro de mudas

Nossa equipe conta com profissionais capacitados, que irão auxiliar na criação do seu viveiro de mudas. Prestamos apoio em todo o processo, desde a consultoria para a seleção das espécies que serão cultivadas, monitoramento da coleta das sementes no campo, semeadura, acompanhamento da germinação e a rustificação das mudas. O nosso planejamento e supervisão garante a qualidade das mudas e maiores índices de sobrevivência no campo.

Instituto Interagir
(031) 9 8606-1419