• Monitoramento e Diagnósticos

 

A exploração e uso de recursos naturais tanto como de seus produtos de transformação, mesmo em prudência, se torna um latente poluidor ambiental. Dessa forma, torna-se de extrema importância e necessidade o conhecimento de tais efeitos negativos causados devido a exploração, com intuito de minimizar o impacto. Portanto, é indispensável a realização de um monitoramento e diagnóstico ambiental com propósito de estimar e prevenir consequências das atividades no ambiente. Posto isso, o Instituto Interagir atua com uma equipe multidisciplinar no monitoramento e diagnóstico ambiental, através de diversas metodologias e protocolos.

  • Diagnóstico do Meio Físico

A avaliação do Meio Físico que consiste em descrições de aspectos referentes ao clima, relevo, solo e hidrografia da região em estudo é de extrema importância para os projetos ambientais. Contudo, o Instituto Interagir realiza diagnóstico do meio físico através de mapas interativos, monitoramento da qualidade da água e análise da topografia local. Tal ação permite mitigar impactos ambientais.

  • Planos de Manejo

 

O Instituto Interagir desenvolve Planos de manejo para Unidades de Conservação, conforme a legislação ambiental, buscando o conhecimento dos ecossistemas, os processos naturais e as interferências antrópicas positivas ou negativas que os influenciam ou os definem. Sendo assim, é necessário um conjunto de ações para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno das Unidades de Conservação de modo a conciliar a conservação da biodiversidade. Portanto torna-se imprescindível o entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam a região onde esta se insere.

 

  • Geoprocessamento e Ecologia de Paisagem

 

O Instituto Interagir realiza a ecologia de paisagem, a partir de um olhar do geoprocessamento, sendo de suma importância para a construção de mapas temáticos de natureza físico-biótico (cobertura vegetal, uso da terra, geomorfologia e solos). Não se concentrando somente nas condições físicas e biológicas do meio ambiente, mas também nos aspectos, históricos, culturais, socioeconômicos da ecologia humana, que se encontram conectados aos diferentes usos do solo.

 

  • Gestão Ambiental para fins de certificação

 

A certificação ambiental é resultado da verificação da eficácia do sistema de gestão ambiental executado por uma empresa. É feita a avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva do funcionamento da organização do sistema de gestão e dos processos de proteção do meio ambiente. Diante da crescente expectativa da sociedade para que as organizações adotem práticas ambientalmente corretas, a Auditoria Ambiental avança para atender a necessidade das organizações demonstrarem sua responsabilidade ambiental, sendo um eficiente instrumento para detectar eventuais descumprimentos da legislação ambiental e promover a melhoria contínua dos empreendimentos.

 

  • Identificação de áreas de alto valor de conservação

 

Florestas de Alto Valor de Conservação são aquelas áreas de florestas que precisam ser manejadas apropriadamente para que os Altos Valores de Conservação identificados sejam mantidos ou aumentados. Podendo ser uma pequena parte de uma floresta maior, por exemplo, uma zona de mata ciliar protegendo um riacho, o qual é a única fonte de água potável para uma comunidade ou um pequeno fragmento de um ecossistema raro. Através de uma equipe multidisciplinar o Instituto Interagir por meio de reconhecimento e monitoramento de campo, desenvolve a identificação de áreas de alto valor de conservação.

 

  • Cadastro Ambiental Rural

 

O Instituto Interagir auxilia o proprietário rural na obtenção do CAR ( Cadastro Ambiental Rural ), sendo este um registo obrigatório para todos os imóveis rurais, tal ação tem como finalidade integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental. Executa-se o levantamento de todos os usos e ocupações do solo, hidrografia, identificação de nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), além da inclusão das informações nos diferentes sistemas de informação de órgãos ambientais.

 

  • Aerolevantamentos

 

Consiste na obtenção de informações de áreas terrestres, marítimas ou áreas. Contudo, o Instituto Interagir realiza o aerolevantamento através de drones conforme o tipo de levantamento desejado. Mediante a fotos ou filmagens, são adquiridas informações métricas da superfície da terra para a produção de mapas topográficos. Com esses levantamentos, é possível extrair informações valiosas para diversos usos. Esses dados permitem, por exemplo, definir limites de propriedades, a área construída em cada terreno, o planejamento de Plano Diretor, a localização de postes, cobertura vegetal e topografia, entre outros.