PROJETO RIBEIRÃO IPANEMA

Parceria: Unileste

Professora Coordenadora: Dra. Gabriela von Rückert

O Projeto Ribeirão Ipanema baseia-se na caracterização da magnitude do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema, através da determinação do Índice de Qualidade da Água, Índice de Estado Trófico e averiguação das influências das contribuições individuais dos afluentes sobre a qualidade da água do Ribeirão Ipanema;

As analises são realizadas em quatorze pontos, sendo eles parte do Ribeirão Ipanema e seus afluentes. Os pontos foram divididos em zona rural, periurbana e urbana (Tabela 1), onde são estabelecidos códigos para cada ponto, em que A simboliza (Afluente), P (Principal), R (Rural) e U (Urbana).

A metodologia consiste em três coletas no período chuvoso e três coletas no período de seca durante a partir do ano de 2015. Em um total de quatorze pontos de amostragem: Nascente Ipanema, Ipanema zona Rural, Ipanemão, Ipaneminha, Tribuna, Barra Alegre, Morro Escuro, Ipanema Zona Urbana 1, Ipanema foz, Ipanema Zona Periurbana, Forquilha, Taúbas, Bom Jardim, Ipanema Zona Urbana 2.

Tabela 1 – Pontos de coleta do Projeto Ipanema e respectivas coordenadas geográficas (Clique para fazer o download da tabela)