Restauração de Florestas Nativas

 

  • Socioambiental​

 

  1. Diagnóstico Social e Adequação Ambiental

  2. Silvicultura e Gestão de Uso de Áreas Naturais

  3. Cursos e Treinamentos

  4. Diagnóstico, elaboração e desenvolvimento de projetos socioambientais e de educação ambiental

  5. Plano de Negócios

  6. Avaliação de Riscos Sociais

​​

  • Diagnóstico social e adequação ambiental

 

A implantação de restauração de uma área degradada necessita de várias etapas que demandam estudo prévio, como por exemplo a condição ecológica da área. Para que seja realizada a restauração, nossa equipe examinará o estado do solo quanto a sua fertilidade e conservação, além de:

  1. Presença da vegetação nativa remanescente no perímetro

  2. Topografia

  3. Regime hídrico

  4. Largura do curso d’água

  5. Tipo de atividade antrópica no entorno da área
     

  • Silvicultura e Gestão de Uso de Áreas Naturais

 

O instituto interagir realiza o diagnóstico, planejamento e implantação de projetos de Silvicultura, ocasionando a melhoria da qualidade de vida, utilizando espécies nativas adaptadas a cada localidade. Além disso, utilizamos técnicas de comunicação social, associadas ao plantio de árvores, doação de mudas e monitoramento, além de toda manutenção pelo período necessário para o sucesso das árvores implantadas. Contamos também com equipe capacitada para elaborar o diagnóstico de fitossanidade, para evitar que haja quedas de árvores que levam riscos à população e aos locais.

  • Proteção e Recuperação de Nascentes

​​

A proteção e recuperação de nascentes é uma forma de prevenção contra a escassez hídrica. Nossa equipe é altamente capacitada para realizar o diagnóstico hidroambiental de uso e ocupação do solo das nascentes, identificando as ações necessárias para a sua preservação. 

Possuímos experiência em práticas de conservação aplicando metodologias técnicas e cientificas, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade da agua das nascentes degradas, evitando assim a escassez hídrica.

 

  • Silvicultura de nativas

​​

O nosso país é rico em recursos naturais, com uma extensa área de floresta. Porém, também é o país que mais desmata no mundo. Com o objetivo de reduzir o desmatamento desenfreado em busca de madeiras nobres, o incentivo à silvicultura de nativas é uma alternativa para diminuir o corte ilegal de árvores nativas.

Possuímos então uma consultoria para auxiliar em planejamentos, que remetem ao plantio de nativas de forma que não prejudique os biomas e que seja dentro da legalidade, ajudando na conservação e preservação de florestas nativas.

  • Cursos e Treinamentos

 

Nossa equipe conta com profissionais capacitados, que irão auxiliar na criação do seu viveiro de mudas. Prestamos apoio em todo o processo, desde a consultoria para a seleção das espécies que serão cultivadas, monitoramento da coleta das sementes no campo, semeadura, acompanhamento da germinação e a rustificação das mudas. O nosso planejamento e supervisão garante a qualidade das mudas e maiores índices de sobrevivência no campo.

  • Diagnóstico, elaboração e desenvolvimento de projetos socioambientais e de educação ambiental

 

O instituto, juntamente com a equipe, fará o diagnóstico detalhado da área  para que as tarefas sejam executadas de forma organizada, com o objetivo geral de compreender, prever e influenciar na qualidade ambiental de um determinado meio. Através do diagnóstico, elaborar projetos socioambientais e de educação ambiental, executando medidas corretivas para o local (remediação).

  • Plano de Negócios

 

Em meio ao cenário de desmatamento e destruição da fauna e flora do meio natural, o instituto interagir busca desenvolver projetos que busquem o reforço de cadeias de valores sustentáveis. O plano de negócios deve valorizar os produtos locais, ao mesmo tempo em que proponha a estruturação de cadeias de valor que sejam inovadoras e que levem a produtos diferenciados e, em alguns casos, exclusivos, desenvolvidos para um nicho de consumidores que valorizam e investem em produtos de excelente qualidade e que fomentam ações de conservação ambiental e desenvolvimento social.

  • Avaliação de riscos sociais

 

Realizamos a avaliação de riscos sociais em parceiros ou no próprio cliente, seguindo os critérios das leis e riscos trabalhistas, e identificamos presença de irregularidades, como presença de não cumprimento de requisitos trabalhistas, uso de trabalho informal, trabalho análogo à escravidão ou trabalho infantil.

Instituto Interagir
(031) 9 8606-1419
© 2021 Instituto Interagir. Todos os direitos reservados.