CENSO ARBÓREO

O Instituto Interagir contratado pela Infrater Engenharia realizou o Censo Arbóreo do município, que visa identificar e catalogar as espécies e quantificar aquelas que já estão plantadas na área urbana em passeios, praças e parques. O Censo mostra também as condições da fitossanidade destas árvores e se os passeios onde estão são apropriados para as espécies plantadas. 

Como parte do mesmo levantamento foi feito através de técnicos que reúnem dados das espécies e também identificam em que calçadas não existem árvores plantadas. Os moradores são abordados para identificar se existe interesse no plantio de alguma espécie, sendo ela adequada ao tipo de calçada. 

“Esse trabalho de abordagem tem sido feito nas calçadas com mais de 2 metros, onde não se identifica a presença de árvores. O serviço é sem custo para o morador. A partir do interesse manifestado, é preenchido um formulário e o plantio é programado. O morador ainda recebe informações técnicas sobre os cuidados a serem tomados com a espécie a ser plantada. Com isso, temos como meta garantir que Ipatinga continue sendo referência nacional em arborização. Além de envolver a população no programa de recuperação de áreas degradadas para que nos ajude a cuidar e manter os nossos espaços verdes”, comenta o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves. 

WhatsApp Image 2020-10-20 at 09.07.24.jp