O que fazemos

      ANTES       

      DEPOIS      

Nas últimas décadas, o desmatamento de florestas e das matas ciliares e o uso inadequado do solo tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, bem natural insubstituível na vida do ser humano.

O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e ecossistemas e afeta diretamente diversas atividades humanas, além da agricultura, pecuária e das indústrias que dependem da água para obterem seus produtos.

A falta de água produz um efeito dominó, afetando a população, a natureza e a economia.

Por isso, o programa surge com a ideia de mapear, preservar e recuperar nascentes dos municípios integrantes, a fim de diminuir a escassez hídrica nas regiões em que se faz presente. O programa traz inúmeros benefícios aos municípios consorciados, a população e principalmente ao meio ambiente.

Para a conservação das nascentes e mananciais em propriedades rurais, devem ser adotadas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas, cercamento da área e até o enriquecimento das matas nativas, além de ser necessário evitar a contaminação da água por dejetos de animais e substâncias químicas, como os agrotóxicos.

Propósitos:

- Identificar as nascentes para compreender a oferta hídrica do município;

- Avaliar a nascente por meio de diagnóstico hidroambiental;

- Contribuir para a estruturação e consolidação de um sistema de gestão das águas;

- Ampliar a capacidade dos gestores e servidores para o monitoramento necessário à proteção ambiental;

- Promover ações de recuperação de nascentes que beneficiará as comunidades e microbacias.

Instituto Interagir
(031) 9 8606-1419